Improváveis Intro Tinto
10,00€
- Descrição
- Avaliações (0)
Descrição
Embora pareça um contrassenso, algumas vezes as videiras muito jovens conseguem produzir uvas com incrível concentração de fruta, acidez e taninos. Exemplos disso são o bordalês Le Pin de 1982 ou o Porto Vintage Noval Nacional de 1931, ambos vinhos inacreditáveis, resultantes da primeira vindima de videiras novas. Neste vinho, o “improvável” já não é a vinha nova, mas sim toda a região. Quando se olha para o Douro com atenção, é realmente uma região extrema, cheia de “improbabilidades”, a começar pelo clima agreste, as fortes pendentes na montanha e o solo de xisto onde não se entende como em tanta pedra pode vingar uma videira. E com tantas coisas “improváveis”, a fruta negra vibrante e um corpo que nos encanta, aparecem sempre nos vinhos VINHAS IMPROVAVEIS, até nesta edição de “INTROdução”.
Aspeto: centro de média profundidade, com auréola curta rubi.
Nariz: pronunciado de fruta preta silvestre, amoras, violeta, chocolate.
Palato: encorpado, mas sedoso, com taninos ligeiros, e uma acidez vibrante. Fruta preta do tipo groselha silvestre, amoras maduras, flor de violeta e algum chocolate. Final generoso em fruta, longo e muito refrescante.
Denominação: DOC Douro
Produtor: Raul Riba d’Ave
Solo: Xisto
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz
Vinificação: Colheita manual. Uvas desengaçadas e vinificadas em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada e remontagem clássica. Permaneceu em tanques de aço inoxidável até ao engarrafamento. Os dois invernos de estágio permitiram ao vinho estabilizar naturalmente.
Estágio: Em tanque de aço inoxidável de 16.000L durante 23 meses.
Engarrafamento: 3 outubro de 2025 (lua em quarto crescente): 14.600 gfs.
Álcool exato: 13,6%
Acidez total: 5,2 g/l (expressa em ácido tartárico)
PH: 3,77



Avaliações
Ainda não existem avaliações.