Improváveis Intro Branco

7,40

Categorias: ,

Descrição

Embora pareça um contrassenso, algumas vezes as videiras muito jovens conseguem produzir uvas com incrível concentração de fruta, acidez e taninos. Exemplos disso são o bordalês Le Pin de 1982 ou o Porto Vintage Noval Nacional de 1931, ambos vinhos inacreditáveis, resultantes da primeira vindima de videiras novas. Neste vinho, o “improvável” já não é a vinha nova, mas sim toda a região. Quando se olha para o Douro com atenção, é realmente uma região extrema, cheia de “improbabilidades”, a começar pelo clima agreste, as fortes pendentes na montanha e o solo de xisto onde não se entende como em tanta pedra pode vingar uma videira. E com tantas coisas “improváveis”, mesmo assim, é possível fazer um branco fresco, mineral e de baixa graduação alcoólica. Neste caso, são as vinhas em altitude que geram este VINHAS IMPROVAVEIS, em versão de “INTROdução”.

Aspeto: amarelo limão brilhante, de concentração ligeira.
Nariz: aromaticamente ténue, lembrando frutos cítricos, pêra e ameixa branca.
Palato: corpo ligeiro, com acidez média+. A frescura advém sobretudo da mineralidade, a qual se prolonga no final. Fruta cítrica mais pronunciada na boca do que no nariz. Limão e depois pêra e ameixa branca. Final de pendor mineral, acompanhado das notas delicadas da fruta cítrica.

Denominação: DOC Douro
Produtor: Raul Riba d’Ave
Solo:Xisto
Castas: Viosinho, Rabigato, Códega do Larinho
Vinificação: Colheita manual. Uvas selecionadas na vinha e transportadas em caixas de 22 kgs. Ao chegar à adega, foram desengaçadas e imediatamente prensadas, sempre com proteção oxidativa. Foram vinificadas em tanque de aço inoxidável com temperatura controlada (cerca 13 Cº).

Estágio: Em tanque de aço inoxidável de 8.000L durante 20 meses.
Engarrafamento: 27 junho de 2025 (dois dias após lua nova): 10.397 gfs.
Álcool Exato: 11,6%
Acidez: 5,9 g/l (expressa em ácido tartárico)
PH: 3,42

 

Avaliações

Ainda não existem avaliações.


Seja o primeiro a avaliar “Improváveis Intro Branco”

thirteen + four =